Comumente, relaciona-se a palavra Lexicografia à elaboração de
dicionários, uma atividade milenar considerada por muitas pessoas uma arte.
Porém, a Lexicografia possui também uma fase científica, relativamente nova e
ainda pouco explorada, a qual tem apresentado grande evolução nas últimas
décadas; trata-se da Lexicografia Teórica ou Metalexicografia. A esse
componente teórico da Lexicografia compete, entre outros assuntos, o estudo
crítico e descritivo dos dicionários e, também, o estudo sobre o uso dessas
obras de consulta.
O uso dos dicionários como instrumentos de auxílio para o
desenvolvimento do léxico, seja na língua materna ou em outra línguas, e de
habilidades que propiciam o aperfeiçoamento da escrita e da oralidade, tem
sido, nas últimas décadas, foco de atenção de pesquisadores e profissionais do
ensino.
Os anos 50 foram um marco científico para a lexicografia, visto que é
justamente nesse período que se inaugurou uma nova disciplina, a Lexicografia
Pedagógica, a qual possui como objeto de estudo os dicionários direcionados
para o ensino de línguas, tanto a materna quanto as estrangeiras. Nesta
perspectiva, os dicionários são instrumentos a ser aperfeiçoados, pois ao
analisar o seu funcionamento na sala de aula percebem-se muitos acertos, mas,
também, inadequações e deficiências próprias das obras que trabalham com
elementos complexos, diversificados e mutáveis, que são as línguas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário